fbpx

3 ideias para motivar seu colaborador

Anteriormente, muitas empresas acreditavam que investir em boas remunerações e benefícios era o suficiente para manter os colaboradores motivados, mas esta realidade está mudando com a prática de algumas empresas em proporcionar aos funcionários um ambiente mais humanizado e acolhedor.

Investir em motivação é um caminho rumo ao sucesso da sua empresa, pois promove o aumento da produtividade, diminui o turnover (taxa de rotatividade de funcionários), constrói um ambiente saudável e cooperativo de trabalho, entre outros benefícios.

A Uni Soluções, desde a sua fundação, se preocupa em criar e manter um local de trabalho com a energia lá em cima, com lideranças motivadas e motivadoras e, por isso, preparou estas três dicas para que sua empresa também possa aplicar com seus colaboradores:

  1. Esteja presente e atento ao bem-estar de todos.

Ofereça benefícios que realmente mostrem ao funcionário como a sua empresa se preocupa com o bem-estar dele em todas as horas do dia. Um bom exemplo é oferecer um serviço de alimentação adequado para os colaboradores nas horas de intervalo, que é um momento importante do dia-a-dia e que a sua empresa pode e deve estar presente. A preocupação em escolher um cardápio adequado e personalizado às necessidades deles fica nítida e você, como empresa, percebe os benefícios desta atitude diariamente, com funcionários mais satisfeitos e felizes.

  1. Agradeça em público.

Os funcionários podem participar de momentos de decisões, com ideias novas e colaborativas. Quando alguém tomar iniciativas pelo bem de todos, faça um elogio em público e veja como os outros colaboradores se sentirão mais à vontade para expor suas ideias também. Estes momentos de incentivo tornam o ambiente entre os profissionais mais encorajador.

  1. Conheça sua equipe e use o fator surpresa a seu favor.

Com a correria do trabalho, ser um bom observador pode ajudar a identificar possíveis problemas de equipe, questões individuais que podem estar afetando o turno todo e até questões coletivas que não são discutidas e a liderança só percebe quando a produtividade cai. Promover momentos de conversa, ambiente de descanso e até mesmo bonificações fora da remuneração habitual, seja com presentes ou dinheiro, pode fazer com que a rotina seja quebrada e a motivação volte a reinar na sua empresa.